HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ALFABETIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
As histórias em quadrinhos, pelas suas peculiaridades, colaboram na alfabetização, pelo fato de dirigir indicações que remontam a significados, mesmo sem o conhecimento da palavra escrita.
Pela maneira como é demonstrado o ocorrido no quadrinho é permitido identificar o sentido e, se alguma palavra foi destacada, ela fica registrada, provavelmente, na mente da criança.
As onomatopeias servem para diagnosticar sons e, também, permitem o conhecimento das letras do alfabeto. É mais simples ler um som do que uma palavra no inicio da alfabetização.
É possível “ler” uma história em quadrinhos através das marcas de sons, pela apresentação dos balões, etc. Por exemplo, se o balão possui uma sequencia de bolinhas na direção do personagem, este está apenas pensando.
A criação de historinhas é algo que estimula a criatividade, além de ser um trabalho muito prazeroso.
Desenvolvimento das atividades
Primeira etapa:
Faça no quadro negro ou em um cartaz uma lista, em ordem alfabética, das histórias em quadrinhos tradicionais mais conhecidos pela turma. Diariamente, reserve um tempo para ler com a classe as histórias escolhidas.
Segunda etapa:
Escolha com o grupo uma das histórias e leve para a classe várias versões para ler com as crianças, destacando semelhanças e diferenças com relação a: tipo de texto, organização do texto, personagens que compõem a história, sequencia em que se desenrola a trama, tempo em que as histórias se desenvolvem e cenários.
Terceira etapa: Discuta com o grupo algumas características e formas de organização dos contos.
Quarta etapa: Faça um planejamento da escrita. Assegure-se de que o tipo de texto que será produzido foi trabalhando em sala, com discussão sobre a estrutura dos diálogos e a observação de todos os aspectos textuais. Proponha então a produção coletiva e individual de novas versões para um conto. Por exemplo: “Agora, que vocês já ouviram diversas versões sobre a história “Os Três Porquinhos”, crie a sua, mantendo os principais elementos dos textos lidos: personagens, estrutura narrativa, etc.
Quinta etapa: Faça revisões dos textos coletivos em roda, destacando os elementos que exigem maior atenção.
Sexta etapa: Crie com a classe uma legenda para as correções de textos como:
Erro de ortografia
Erro de pontuação
Letra maiúscula
Erro de acentuação
Letra maiúscula
Portal da turma da Mônica
Turma da Mônica
Turma da Mônica – O Vampiro
Turma da Mônica – O Plano Sangrento
Turma da Mônica – Um amor Dentuço
Turma da Mônica – O sumiço de todas as mães
Serão observados:
- Interesse
- Participação
- Observação dos registros feitos durante a realização das atividades
- A avaliação será continua e progressiva
CONCLUSÕES
Neste trabalho procurei dar ênfase a oralidade, a leitura e a criação de histórias, bem como adjetivo, características dos personagens, balões, sinais de pontuação, diferença entre narrador e personagens, etc.. Foram utilizados recursos facilitadores para que o aluno tenha liberdade de expressão.
De que é essa postagem? Faltou o nome
ResponderExcluirApós observar os projetos das colegas, faço uma análise e como conclusão que tiro desta minha análise: é que quando queremos, tudo flui naturalmente sem percebermos que ali depositamos todo nosso profissionalismo,empenho,dedicação e sobretudo todo o amor que carregamos em nossos corações.Parabéns meninas vocês são demais!
ResponderExcluirUm grande abraço!
Fátima Domingos
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