segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ALFABETIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
As histórias em quadrinhos, pelas suas peculiaridades, colaboram na alfabetização,  pelo fato de dirigir indicações que remontam a significados, mesmo sem o conhecimento da palavra escrita.
Pela maneira como é demonstrado o ocorrido no quadrinho é permitido identificar o sentido e, se alguma palavra foi destacada, ela fica registrada, provavelmente, na mente da criança.
As onomatopeias servem para diagnosticar sons e, também, permitem o conhecimento das letras do alfabeto. É mais simples ler um som do que uma palavra no inicio da alfabetização.
É possível “ler” uma história em quadrinhos através das marcas de sons, pela apresentação dos balões, etc. Por exemplo, se o balão possui uma sequencia de bolinhas na direção do personagem, este está apenas pensando.
A criação de historinhas é algo que estimula a criatividade, além de ser um trabalho muito prazeroso.
Desenvolvimento das atividades
Primeira etapa:
Faça no quadro negro ou em um cartaz uma lista, em ordem alfabética, das histórias em quadrinhos tradicionais mais conhecidos pela turma. Diariamente, reserve um tempo para ler com a classe as histórias escolhidas.
Segunda etapa:
Escolha com o grupo uma das histórias e leve para a classe várias versões para ler com as crianças, destacando semelhanças e diferenças com relação a: tipo de texto, organização do texto, personagens que compõem a história, sequencia em que se desenrola a trama, tempo em que as histórias se desenvolvem e cenários.
Terceira etapa: Discuta com o grupo algumas características e formas de organização dos contos.
Quarta etapa: Faça um planejamento da escrita. Assegure-se de que o tipo de texto que será produzido foi trabalhando em sala, com discussão sobre a estrutura dos diálogos e a observação de todos os aspectos textuais. Proponha então a produção coletiva e individual de novas versões para um conto. Por exemplo: “Agora, que vocês já ouviram diversas versões sobre a história “Os Três Porquinhos”, crie a sua, mantendo os principais elementos dos textos  lidos: personagens, estrutura narrativa, etc.
Quinta etapa: Faça revisões dos textos coletivos em roda, destacando os elementos que exigem maior atenção.
Sexta etapa: Crie com a classe uma legenda para as correções de textos como:
Erro de ortografia
Erro de pontuação
Letra maiúscula
Erro de acentuação
Letra maiúscula
 PROCESSO
APÓS A LEITURA E DISCUSSÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ACESSE OS SEGUINTES LINKS:
Portal da turma da Mônica
Turma da Mônica
Turma da Mônica – O Vampiro
Turma da Mônica – O Plano Sangrento
Turma da Mônica – Um amor Dentuço
Turma da Mônica – O sumiço de todas as mães

AVALIAÇÃO

Serão observados:

  • Interesse
  • Participação
  • Observação dos registros feitos durante a realização das atividades
  • A avaliação será continua e progressiva


CONCLUSÕES

Neste trabalho procurei dar ênfase a oralidade, a leitura e a criação de histórias, bem como adjetivo, características dos personagens, balões, sinais de pontuação, diferença entre narrador e personagens, etc.. Foram utilizados recursos facilitadores para que o aluno tenha liberdade de expressão.





3 comentários:

  1. Após observar os projetos das colegas, faço uma análise e como conclusão que tiro desta minha análise: é que quando queremos, tudo flui naturalmente sem percebermos que ali depositamos todo nosso profissionalismo,empenho,dedicação e sobretudo todo o amor que carregamos em nossos corações.Parabéns meninas vocês são demais!
    Um grande abraço!
    Fátima Domingos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir